Quadros Elétricos

A manutenção dos painéis elétricos é um serviço necessário para garantir o funcionamento de todo o sistema de eletricidade, além de oferecer segurança e durabilidade aos seus componentes.

É comum que haja desconhecimento sobre a importância de fazer a manutenção de painéis elétricos. Por isso, é fundamental reforçar que a distribuição adequada de energia elétrica só é possível quando o painel trabalha corretamente.

porque é necessário fazer a manutenção de painéis elétricos?

A manutenção de painéis elétricos é necessária porque o contato ininterrupto de seus componentes com as cargas elétricas gera desgaste. O painel recebe cargas elétricas de tensões variadas, sendo que algumas são bastante elevadas para comportar equipamentos que consomem alto índice de energia elétrica. Em condomínios e prédios comerciais, por exemplo, os elevadores consomem mais energia.

Quando as cargas elétricas mais pesadas esbarram na resistência das conexões, é comum que os componentes do painel se movimentem e que alguns parafusos fiquem frouxos por causa do choque de forças. Com esses componentes mais folgados, o consumo de energia elétrica aumenta consideravelmente, o que leva ao gasto de dinheiro de forma desnecessária.

Outro prejuízo considerável é o mau funcionamento dos equipamentos elétricos que dependem do painel que está desregulado, já que a perda de tensão e os parafusos frouxos ou soltos danificam os equipamentos, desligam as chaves e, em casos extremos, causam curto-circuito.

A manutenção preventiva e periódica de painéis elétricos elimina essas possibilidades. Este serviço nos quadros de eletricidade garante:

  • Reajuste das conexões;
  • Inspeção das conexões;
  • Limpeza do painel;
  • Organização do painel;
  • Verificação de temperatura;
  • Medição de grandezas elétricas.

Manutenção de painéis elétricos é questão de segurança

Um dos objetivos da manutenção de painéis elétricos é evitar acidentes. Sendo assim, o quadro elétrico deve estar sempre organizado de acordo com as normas técnicas NBR 5459 e NBR 5410, que dispõem da manobra e proteção de circuitos e instalações de baixa tensão.

Quando é feito um reaperto ou troca de componente, o serviço segue essas normas. Outra informação importante: os painéis devem estar sempre identificados com adesivos adequados.